Respostas
Não, intervenção militar e ditadura são coisas que podem ser diferentes, mas também podem significar uma mesma coisa, dependendo de como elas ocorrem e como depois as relações serão vividas, no RJ recentemente teve uma intervenção militar, mas não ocorreu uma ditadura.
A intervenção ocorre quando o governo pede ou quando a população pede, eles tomam a direção de decisões militares de coordenação, assim eles assumem os papéis, mas não tomam as decisões governamentais. Já a ditadura toma o poder e decide todas as coisas.
Não.
Uma intervenção militar geralmente está associada ao clamor público pela tomada do poder pelas forças armadas, e uma intervenção militar pode resultar numa ditadura, como ocorreu em alguns países sul-americanos durante a vigência da Operação Condor aqui na América do Sul, mas isso não é uma regra. O próprio período de governos militares do Brasil, que se estendeu de 1964 a 1985, é controvertidamente chamado de "ditadura militar", o que é um exagero, pois não foi um período exponencialmente ditatorial em comparação com muitos outros regimes militares do restante do mundo. Uma intervenção militar também pode ser perpetrada pelas próprias forças armadas, através de um golpe de estado, o que caracteriza uma ação antidemocrática.
A ditadura, por sua vez, pode ser oriunda de qualquer seção do espectro político, mas geralmente está ligada à extrema esquerda e à extrema direita, onde geralmente se incluem os próprios militares, em muitos regimes ditatoriais, como o do general Augusto Pinochet no Chile