• Matéria: Português
  • Autor: ivanmoraes94
  • Perguntado 8 anos atrás

“A escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos” (BRASIL, 2002, p.15).


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p.1-23, 2000


O ensino de língua materna deve estar aliado às práticas que signifiquem e valorizem o aluno no contexto escolar, por isso a necessidade de um olhar atento para os gêneros textuais e a interdisciplinaridade. Sobre essas questões, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:
Os gêneros não chamam a atenção dos alunos por não serem textos utilizados comumente no dia a dia, dificultado assim uma proposta de trabalho interdisciplinar.

Alternativa 2:
O trabalho fragmentado de cada disciplina favorece a aquisição dos conteúdos pelos alunos e eles conseguem estabelecer as conexões entre os assuntos de forma individual.

Alternativa 3:
A prática em sala de aula deve se pautar em um trabalho com os gêneros textuais por retratarem textos comuns ao cotidiano, mas não é possível associá-los a uma prática interdisciplinar.

Alternativa 4:
O mundo interligado, ultra conectado, não permite ao professor repensar em suas práticas de ensino, visto que os alunos já têm acesso às inovações por meio das novas tecnologias.

Alternativa 5:
O ensino de língua materna deve se basear nos gêneros textuais como ponto de princípio para um bom trabalho reflexivo sobre a linguagem, sendo possível e importante fazê-lo de forma interdisciplinar.

Respostas

respondido por: vanderleiframip9ai81
5
"O ensino de Língua materna deve se basear nos gêneros como ponto de princípio para um bom trabalho reflexivo sobre a linguagem, sendo possível e importante fazê-lo de forma interdisciplinar.  "

Portanto, Alternativa E

alexssandro121: Concordo
respondido por: julianatstferna
2

Resposta:

Alternativa 5:

O ensino de língua materna deve se basear nos gêneros textuais como ponto de princípio para um bom trabalho reflexivo sobre a linguagem, sendo possível e importante fazê-lo de forma interdisciplinar.

Explicação:

pagina 76 do livro.

Perguntas similares