• Matéria: História
  • Autor: estersakamaki0
  • Perguntado 8 anos atrás

PERGUNTA 2
1. “A aceitação de uma perspectiva de existência de uma hierarquia racial e o reconhecimento dos problemas imanentes a uma sociedade multirracial somaram-se a ideia de que a miscigenação permitiria alcançar a predominância da raça branca. A tese do branqueamento como projeto nacional surgiu, assim, no Brasil, como uma forma de conciliar a crença na superioridade branca com o progressivo desaparecimento do negro, cuja presença era interpretada como um mal para o país” (JACCOUD, 2008). A partir da leitura do texto, podemos concluir que, entre as consequências trazidas à população negra por causa da propagação da teoria de branqueamento, está (ão):

Impedimentos para a propagação da cultura afro-brasileira e a desvalorização dos elementos culturais que pudessem ligar a pessoa à cultura negra.

O reconhecimento da importância que as populações negras tiveram na construção de nossa cultura.

A implantação de políticas de combate às desigualdades entre brancos e negros.

O reconhecimento da importância da população negra para a construção da identidade nacional.

A oportunidade de essa população lutar de forma massivamente organizada por seus direitos.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1

É correta a alternativa A.

Com a propagação das teorias do branqueamento, tudo aquilo que estava associado culturalmente com os negros (a capoeira, as religiões de matriz africana, o samba) foi desvalorizado, e as próprias pessoas negras, que participaram ativamente da construção do país, eram vistas de forma cada vez mais desrespeitosa e descortês.

Isto fez com que o racismo, que já existia no Brasil desde o Século XVI, quando aqui chegaram os primeiros escravos, se tornasse uma tendência cultural cada vez mais forte, situação que mostra até hoje as suas consequências.

Perguntas similares