• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: julianasoares7601
  • Perguntado 8 anos atrás

A Ética e Moral em Kant: É calcada na consciência de Deus, sendo considerado um jusnaturalista de base teológica. baseia-se na racionalidade e na noção de cumprimento do dever. É moral apenas a ação que tenha um fim em si mesma. é calcada na consciência do cosmo e na harmonia com as leis do Universo. Kant não gerou maiores digressões filosóficas sobre Ética e Moral, atendo-se apenas a considerações no campo da gnosiologia. é baseada no instinto e na lei da natureza, pois Kant reconhece o poder do inconsciente sobre o espírito humano.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0
A alternativa A é falsa, pois, salvo as críticas de Nietzsche, é consenso que a ética kantiana não é de base teológica, mas fundamentada pela razão.

A alternativa B é verdadeira e corresponde ao modo como Kant compreende a moral, que está relacionada com o uso da razão, por meio dos Imperativos Categóricos, e pelo cumprimento do dever.

A alternativa C é falsa, pois é moral a ação que está de acordo com o dever.

A alternativa D é falsa, pois Kant foi importante tanto para gnosiologia quanto para a ética e a moral.

A alternativa E é falsa, pois Kant era contrário à ideia de que a moral se baseava na lei da natureza, afirmando, pelo contrário, que a moral se constituía na medida em que se negava a lei da natureza, sendo tanto mais moral o sujeito quanto mais instintivo ele era.
Perguntas similares