• Matéria: Português
  • Autor: claudiabaessi
  • Perguntado 7 anos atrás

Com base na imagem e no poema a seguir, considere as afirmações abaixo: Lavagem do Ouro no Itacolomi (Rugendas) Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/o-preco-do-risco 23/08/13. Acessado em 13 de agosto de 2013)

A poesia dos Inconfidentes (Claudio Manoel da Costa)


Leia a posteridade, ó pátrio Rio,

Em meus versos teu nome celebrado,

Porque vejas uma hora despertado

O sono vil do esquecimento frio;


Não vês nas tuas margens o sombrio,

Fresco assento de um álamo copado;

Não vês Ninfa cantar, pastar o gado,

Na tarde clara do calmoso estio.


Turvo banhando as pálidas areias,

Nas porções do riquíssimo tesouro

O vasto campo da ambição recreias.


Que de seus raios o Planeta louro,

Enriquecendo o influxo em tuas veias

Quanto em chamas fecunda, brota em ouro.


I. Pensando nas ideias Iluministas, o filósofo Voltaire esmera pela razão, sabedoria e racionalidade do homem. Para Rousseau, o homem é razão e emoção. Nas duas obras ocorre uma manifestação dos sentimentos dos artistas. Ambos através de certa uma racionalidade revelam a expansão das atividades de exploração do ouro no século XVIII.

II. A pintura de Rugendas retrata de forma belíssima a paisagem brasileira e o processo de exploração e lavagem do ouro como registro e marca da história do lugar.O poeta Claudio Manuel da Costa no soneto explora as mesmas imagens, porém valoriza as emoções.

III. Na pintura de Rugendas, Extração de Ouro, o pintor mostra a expansão das atividades de mineração no cenário de Itacolomi. As imagens detalhadas servem como fonte documental para a reconstrução daquele momento histórico. No soneto de Claudio Manuel da Costa, o pastor celebra o nome do Rio pátrio para que não seja esquecido.

IV. As duas composições são registros documentais, pois descrevem através da Natureza vivida e sentida pelos artistas a descoberta e a exploração do ouro nas regiões montanhosas de Minas Gerais.

V. Rugendas deseja registrar o trabalho dos escravos negros na extração de Ouro e pedras preciosas nas regiões montanhosas de Minas Gerais. Percebam na pintura o monitoramento dos homens brancos para que o ouro não fosse roubado pelos negros, pois todo o ouro se destinava aos donos das terras. No soneto Claudio Manuel da Costa busca-se através da razão e emoção registrar os seus sentimentos de inconformidade e insatisfação diante do rio que observa e muda com a exploração do metal precioso.


É correto o que se afirma apenas em:

Respostas

respondido por: alinemazetisp9kf8l
47
A letra C está correta.
c. I,III, IV,V
respondido por: leilahalencar
12

Resposta:

Resposta C

Explicação:

Perguntas similares