Respostas
Atuam no transporte de substâncias como, por exemplo, o oxigênio
Atuam no sistema de defesa do organismo, neutralizando e combatendo vírus, bactérias e outros elementos estranhos. Vale lembrar que os anticorpos são compostos por proteínas
Presentes nos alimentos, quando ingeridas, fornecem energia para o corpo humano
ETC.
função das proteínas nosso corpo é simplesmente formar varias estruturas da célula, além disso, controlam a entrada e a saída de substancias não desejada através da membrana plasmática. Ajudam a conferir a sustentação de muitos tecidos do corpo e são responsáveis pela contração dos músculos e pela circulação de oxigênio no sangue.
Elas são fundamentais pelo funcionamento total dos organismos, pois as reações do metabolismo dependem das enzimas (todas as enzimas são proteínas). Ainda podemos dizer que alguns hormônios – “substancias químicas que controlam diferentes funções”. – são proteínas e os anticorpos, que são combatentes dos microrganismos e outros invasores do corpo.
Contudo, entende – se que as proteínas têm como objetivo estrutural, enzimática, contrátil, hormonal, de defesa, de transporte e de proteção contra agentes externos, entre outros.
Alimentos que são ricos em proteínas.
As proteínas são formadas pela a união de moléculas menores, conhecida por aminoácidos. Baseando em teorias biólogas, aminoácidos são cadeias de carbono com hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, as vezes, enxofre.
Alguns alimentos são ricos em proteínas completas ou de alto valor biológico, ou seja, neles estão presentes todos os aminoácidos importantes e de boa qualidade. Geralmente as proteínas são encontradas em alimentos de origem animal, como carnes – quando falamos em carne são incluídas aves, bovina e etc… -, leite, queijos (todos os derivados do leite), peixes, ovos.
Normalmente, as proteínas dos vegetais não contêm todos os aminoácidos na quantidade correta para o funcionamento do nosso organismo. Essas proteínas são chamadas de incompleta, ou seja, apenas um vegetal não nunca possuirá todos os aminoácidos necessários.
Contudo uma alimentação variada, com mistura correta de certos vegetais, pode ser uma boa maneira de conseguir proteína. Falaremos em especial do famoso prato típico que está presente em toda mesa dos brasileiros o arroz com feijão. Quando misturamos esses dois fatores na quantia exata, a energia é fornecida através de carboidratos e também é uma forma barata de conseguir proteína de boa qualidade. Isso acontece pelo simples fato que os cereais, como o arroz, são ricos nos aminoácidos que faltam nas leguminosas ( ex. Feijão), e vice-versa.
Essa “mistura” também pode ser feitas por outros cereais (ou mandioca) e leguminosas; como por exemplo, macarrão, fubá ou farinha de mandioca com feijão, lentilha, ervilha ou soja.
Um ponto bem interessante, é que essas combinações já vêm sendo praticadas antes mesmo das analises químicas revelar a razão dessas complementações mostrando que, às vezes, o conhecimento cotidiano se antecipa ao conhecimento cientifico.
Valeu pessoal, espero que esse artigo sobre as proteínas tenham ajuda a tirarem as duvidas de vocês. Até a próxima