• Matéria: História
  • Autor: lu01silvalu
  • Perguntado 8 anos atrás

A expansão marítima de Espanha e de Portugal tinha por objetivo, além dos interesses econômicos, impor à América uma cultura cristã. A respeito do papel da Igreja Católica no projeto colonizador espanhol, analise as afirmativas a seguir:



I - A Igreja estava interessada em expandir o catolicismo para compensar a perda de fieis na Europa em virtude da Reforma religiosa.

II - A Igreja Católica concedia plena liberdade de culto a colonizadores e colonizados.

III - A Igreja Católica teve ação atuante nas colônias, mas a religiosidade não se tornou um componente forte da vida social e cultural na América Espanhola.

IV - Entre a Igreja e o Estado espanhol existiu uma parceria quase que perfeita: o estado contribuiu com a força, a Igreja com a ideologia.



É correto o que se afirma em:


I e IV


III e IV


I, II e III


II e III


I, II, III e IV

Questão 2/2 Valor da questão: 1,00
Leia com atenção o fragmento a seguir:


À Igreja na América fora confiada uma missão prática: apressar a submissão e a europeização dos índios e pregar a lealdade à Coroa. Qualquer resistência por parte da igreja ao cumprimento dessa função era considerada um problema político e seria tratada de maneira correspondente. (BARNADAS, Josep M. A Igreja Católica na América Espanhola Colonial, p.523).


A partir do fragmento e das leituras realizadas sobre a atuação da Igreja Católica na América espanhola, é correto afirmar que:


Os interesses da Igreja e oda Coroa eram muito distintos, o que tornou impossível estabelecer alianças entre as funções eclesiásticas e as políticas no processo de colonização espanhola.


A Igreja influenciou todas as fases da vida colonial e, mediante suas variadas atividades, muitas vezes desempenhou um papel decisivo na economia das colônias.


A falta de controle da administração colonial espanhola permitiu à Igreja Católica conduzir a política e a dominação dos territórios nos primeiros anos.


A monarquia espanhola representava o maior sustentáculo material da colonização, por esta razão a Igreja católica, apesar de atuante, não exerceu nenhum papel de dominação nas colônias.


A Igreja Católica foi transferida para as colônias após sua decadência na Espanha em virtude da Reforma religiosa na Europa.

Respostas

respondido por: Bellafofura
14
1) Resposta certa : I e IV
2) Resposta seria a segunda

lu01silvalu: Esta tudo certo, Muito obrigado
Bellafofura: nada!
respondido por: lenaanizia
0

Resposta:C. V – V – F – F.

Explicação:A união do reino espanhol se deu pelo Catolicismo, frente a uma região de heterogeneidade cultural e histórica. Os reis católicos evidenciavam como a unidade do reino se deu pela religião, sendo que a intermediação e a legitimidade papais referentes às descobertas eram mais uma prova da força da Igreja Católica na Espanha. Dessa forma, pode-se afirmar que a religião católica é parte fundamental do processo de conquista e de colonização da América, sendo indissociável dos interesses econômicos. A presença do Catolicismo não estava somente nas igrejas e nas missas: o Tribunal do Santo Ofício tinha um papel muito importante na vigilância e na repressão dos colonos praticantes de outras religiões; as universidades, mais do que espaços democráticos de formação universal, eram locais de formação para os religiosos.

Perguntas similares