• Matéria: Sociologia
  • Autor: luana18aragaop0g3ap
  • Perguntado 8 anos atrás

"Fizemos a Itália; agora precisamos fazer os italianos." (D’AZEGLIO, Massimo (1792-1866). Esta frase marca uma das particularidades da Unificação italiana, que é: a. a fusão entre nacionalismo e patriotismo b. a adação do italiano como lingua oficial c. a retomada da herança romana d. a divergencia entre a noção de nacionalidade e a formação do estado-naçao. e. A relação entre a lingua oficial e a formação do estado nação.

Respostas

respondido por: Matheusieti
68
Olá! 


 A alternativa D é a que melhor se aplica como correta. A divergência entre a noção de nacionalidade e a formação do estado-nação.

Partindo deste ponto, é possível observar que a causa da unificação italiana se deu pelo fato da região norte da Península Itálica ser mais desenvolvida do que o centro e o sul.

Deste modo, era de interesse dos nobres a unificação da nação, buscando um aumento na renda do país, facilitando o comércio, consumo, impostos e estabelecimento de uma moeda única e comum a todos.


Até a próxima.
respondido por: winnyfernandes
1

A frase dita após a unificação italiana refere-se a divergência entre a noção de nacionalidade e a formação do estado nação. Sendo assim, a alternativa correta é a letra D.

Como foi a unificação italiana?

Foi um processo conflituoso que ocorreu entre os anos 1866 e 1870 para que houvesse a união dos reinos que faziam parte da península ibérica. O conflito ocorreu devido a região norte ser mais desenvolvida do que as outras regiões.

Após o fim do conflito, a Itália surgiu como um país único, sendo governado por Victor Manuel II. Mas os movimentos nacionalistas continuaram com o objetivo de estabelecer uma nação patriota.

Saiba mais sobre unificação italiana: https://brainly.com.br/tarefa/11119183

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares