Escreva um texto coerente usando todas as expressões listadas a seguir ao menos uma vez. Tem que usar essas palavras ( Linfócitos, Baço , tonsilas,imunização,sietema imunitário, linfonodos , medula óssea, glóbulos brancos, apêndice,defesas imunitarias,timo , pele , fígado, anticorpos, macrófagos,substâncias inatas adquiridas. ) . ME AJUDEM
Respostas
Linfócitos:
Linfócitos são um dos diversos tipos de células de defesa do organismo e pertencem a um grupo de células chamadas de leucócitos ou glóbulos brancos.
Baço:
O baço é um dos órgãos do sistema linfático com função de defesa do organismo e atuante na circulação do sangue.
Tonsilas:
Tonsilas palatinas,amídalas ou amígdalas são órgãos constituídos por aglomerados de tecido linfoide localizados abaixo do epitélio da boca e da faringe. São distinguíveis a tonsila faríngea, as tonsilas palatinas e as linguais.
Imunização:
A imunização é definida como a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Prática que tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. Assim, a imunidade é induzida contra futuras infecções pelo mesmo micro-organismo. A imunidade ativa dura muitos anos; a passiva é induzida pela administração de anticorpos contra uma infecção particular.
Sistema:
Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração, direito. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".
A boa integração dos elementos componentes do sistema é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes influenciará todas as outras. A alta sinergia de um sistema faz com que seja possível a este cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo geral com eficiência; por outro lado se houver falta de sinergia, pode implicar em mau funcionamento do sistema, vindo a causar inclusive falha completa, morte, falência, pane, queda do sistema etc.
Imunitário:
O sistema imunitário, sistema imunológico ou ainda sistema imune é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças. De modo a funcionar corretamente, o sistema imunitário deve detectar uma imensa variedade de agentes, desde os vírus aos parasitas, e distingui-los do tecido saudável do próprio corpo.
Os agentes patogénicos podem rapidamente evoluir e adaptar-se de modo a evitar a detecção e neutralização por parte do sistema imunitário, pelo que os vários mecanismos de defesa também evoluíram no sentido de os reconhecer e neutralizar.
Linfonodos:
Os linfonodos ou também gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais que existem em diversos pontos da rede linfática, uma rede de ductos que faz parte do sistema linfático. Atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos.
A linfa, em seu caminho para o coração, circula pelo interior desses gânglios, onde é filtrada. Partículas como vírus, bactérias e resíduos celulares são fagocitadas pelos linfócitos e macrófagosexistentes nos linfonodos.
Medula Óssea:
A medula óssea é um órgão hematopoiético. Ela é constituída pelas linhagens que originam os três elementos citados acima, de células que tomam parte na fabricação do osso (osteoblastos e osteoclastos), de células e fibras que compõem uma malha para sustentar todas as células referidas (fibras e células reticulares). É onde estão as células progenitoras das células sanguíneas.
Glóbulos Brancos:
Os glóbulos brancos formam o grupo mais heterogêneo de células do sangue, tanto do ponto de vista morfológico quanto fisiológico. Embora os leucócitos desempenhem papel de defesa do organismo, cada subtipo leucocitário detém funções bastante específicas e distintas entre si, que, em conjunto, estruturam o sistema imunológico. Os leucócitos são agrupados em duas categorias diferentes: os leucócitos mononucleares e os polimorfonucleares.
Apêndice:
O apêndice é uma pequena extensão tubular que termina em fundo cego. Ele localiza-se no ceco, a primeira porção do intestino grosso. O seu tamanho é de aproximadamente 10 cm.
O apêndice fica na região inferior direita do abdômen. Ele recebe também outras denominações como: apêndice cecal, apêndice vermiforme e apêndice vermicular.
Timo:
O timo é uma glândula linfóide primário, responsável pelo desenvolvimento e seleção de linfócitos T.
Na anatomia humana, o timo é uma glândula endócrina linfática que está localizada na porção superior do mediastino e posterior ao osso esterno, fazendo parte do sistema imunológico. Limita-se superiormente pela traqueia, a veia jugular internae a artéria carótida comum, lateralmente pelos pulmões e inferior e posteriormente pelo coração. Ao longo da vida, o timo involui (diminui de tamanho) e é substituído por tecido adiposo nos idosos, o que acarreta na diminuição da produção de linfócitos T.
Defesas imunitárias:
O sistema imunitário, sistema imunológico ou ainda sistema imune é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças. De modo a funcionar corretamente, o sistema imunitário deve detectar uma imensa variedade de agentes, desde os vírus aos parasitas, e distingui-los do tecido saudável do próprio corpo.
Só respondi algumas mais espero ter ajudado! :)