• Matéria: Sociologia
  • Autor: edlanapiresp9khqn
  • Perguntado 8 anos atrás

Caracterização da Revolução Mexicana: apresentação dos motivos que levaram à eclosão dessa revolução e as associações entre os integrantes da Revolução Mexicana e algumas das obras do Movimento Muralista.

Respostas

respondido por: pissurnof
46
A Revolução Mexicana ocorreu em um panorama de resistência contra a ditadura instalada pelo militar Porfírio Diaz. O governo Diáz servia aos interesses da elite econômica interessada no desenvolvimento do capitalismo dependente numa sociedade moderna mexicana; assim, a principal preocupação era promover um processo de desapropriação de terras da população rural, o que acabou por levar esta para uma vida miserável nas cidades

Em meio à tentativa de Diaz se reeleger, a oposição se revoltou. Liderada por Francisco Maduro e Emílio Zapata, ela derrubou o governo ditatorial, iniciando uma fase conturbada na política mexicana, que duraria até o fim da década de 1910. 
Durante o governo do general Obrégon, iniciado em 1920, a questão nacional foi de especial importância para consolidar a herança social da Revolução Mexicana.

Este governo foi responsável por estabelecer a visão da Revolução como responsável pela paz social, propondo relações capitalistas numa base de conciliação de classes. É neste contexto que é feita uma aliança com a elite cultural, representados pelos principais artistas mexicanos, como Diego Rivera e Frida Kahlo, que produziram obras para mitificar a Revolução Mexicana e seus líderes.
Perguntas similares