• Matéria: Geografia
  • Autor: DaniellyCrys2313
  • Perguntado 7 anos atrás

COMO É A POLÍTICA EM MARROCOS?

Respostas

respondido por: MarilouSilva
2
O Poder ExecutivoO poder executivo é dividido entre o governo e o rei. O primeiro-ministro é promovido a chefe de governo e, como tal, preside o Conselho do Governo, mas o Conselho dos Ministros continua a ser presidido pelo rei. O Conselho do Governo consiste de todos os ministros, ministros delegados e outros secretários de Estado. Ele discute políticas públicas e setoriais, a delegação de responsabilidades governamentais à Câmara dos Representantes, assuntos correntes relacionados aos direitos humanos e à ordem pública, projetos de lei, decretos, projetos de decretos regulamentadores e a nomeação de secretários e diretores centrais da administração pública, dos presidentes de universidades, reitores e diretores de escolas e institutos superiores. O Conselho do Governo só tem poder deliberativo em termos da política geral do Estado, convenções internacionais e projetos de orçamento. O Conselho de Ministros, no qual só o chefe de governo e os ministros têm lugar, é responsável pela direção estratégica da política do estado, a revisão da constituição, esboços de leis orgânicas, orientações gerais do orçamento, anistia, projetos relacionados às forças armadas, declaração de estado de sítio e declaração de guerra.O Poder LegislativoO Parlamento engloba a Câmara dos Representantes (325 deputados eleitos por sufrágio direto universal por cinco anos) e a Câmara dos Conselheiros (270 membros eleitos por sufrágio indireto universal por nove anos).
O Parlamento vota as leis; todo projeto de lei deve ser examinado e aprovado pelas duas casas. Ele tem também, além do primeiro-ministro, a prerrogativa de propor leis.Os principais partidos políticosSistema multipartidário, constituído por inúmeros partidos, que trabalham uns com os outros para formarem governos de coalizão.
- Partido de Justiça e Desenvolvimento (PJD): Islâmico moderado, lidera a aliança política
- Partido de Independência “Istiqlal” (PI): nacionalista conservador
- Coligação Nacional dos Independentes (RNI): centrista, relativamente inclinado para o liberalismo social
- Partido Autenticidade e Modernidade (PAM): modernista e orientado para reformas, formado por um conselheiro do Rei e ex-ministro do Interior.
- União Socialista das Forças Populares (USFP): socialista de esquerda
- Movimento Popular (MP): centrista, dominado pelos oradores berberes (Tamazight), mas sem uma pauta berbera distinta
- União Constitucional (UC): economicamente liberais, mas conservadores em questões sociais
- Partido do Progresso e Socialismo (PPS): socialista, ex-comunistaOs líderes políticos no poderO rei: MOHAMED VI (desde julho de 1999) - hereditário
Primeiro-ministro: Abdelilah BENKIRANE - Partido da Justiça e do Desenvolvimento (desde 29 de novembro de 2011)
Perguntas similares