1) O texto faz referência à história de Penélope e Ulisses. Indentifique o nome dessa obra, a autora e o contexto histórico retratado.
2) Há três outras referências mencionadas no texto, todas relacionadas à mitologia grega. Pesquise e faça um pequeno resumo sobre cada uma dessas histórias. (Texto As mil e uma noites e a questão feminina)
3) quais são as semelhanças entre essas histórias e As mil e noites ?
4) com suas palavras, explique a relação apontada por Adélia Menezes entre narrativa, fidelidade, tecelagem e feminilidade.
Respostas
a) A historia de Penélope e Ulisses é contada no conto atribuído a Homero. O nome da obra é odisseia. A odisseia conta a história de Ulisses, que foi lutar na guerra de Tróia e demora muitos anos para retornar a sua casa. Sua esposa Penélope é coagida para arrumar novo marido, mas ela inventa varias artimanhas para adiar a escolha, na esperança de Ulisses retornar.
b) Aracne, segundo a mitologia grega, era uma habilidosa artesã que foi transformada em aranha por causa de Atena.
Ariadne é uma heroína que ajuda Teseu a sir de um labirinto, para isso, ele oferece a ele uma espada ( ficou conhecido como o fio de Ariadne). Com a espada Teseu consegue sair do labirinto e voltar ao mundo exterior. O fio de Ariadne é muito conhecido na filosofia, já que é uma referencia aos mecanismos utilizados pelo homem para alcançar o autoconhecimento.
As parcas eram conhecidas na mitologia por serem responsáveis por fabricar, tecer e cortar o fio da vida humana.
c) A semelhança fica por conta da tecelagem ou as diversas formas de tecer algo. Podendo ser a tecelagem de fios reais, ou tecer mecanismos de defesa, tecer os fios da vida ou tecer histórias para preservar sua vida.
d) O texto mostra como as mulheres estão direta os indiretamente envolvidas com a tecelagem, ou com algo parecido com o tecer dos fios. A autora mostra que as mulheres para vencer seus obstáculos usou da tecelagem, tanto de fios, como de histórias. Mostra que essas mulheres são exemplos de resistência, sabedoria e fidelidade.