Sabe-se que o autor Demerval Saviani redigiu várias obras voltadas para a educação. Entre as temáticas, podemos destacar as teorias educacionais. Saviani, propõe a seguinte divisão acerca das teorias: Pedagogias não críticas e Pedagogias crítico-reprodutivas. As teorias crítico-reprodutivas apresentam-se como escola dualista, escola como violência simbólica e escola como aparelho ideológico de Estado. Diante do exposto, analise as descrições que seguem relacionando cada uma das teorias com suas principais características. Em seguida, assinale a alternativa que corresponde a sua resposta: I-Escola como violência simbólica. II-Escola como aparelho ideológico de Estado. III-Escola dualista. ( )Nessa modalidade de pedagogia, a escola forma a força de trabalho (proletariado) por um lado e, por outro, inculca a ideologia dominante burguesa. Assim, a escola impediria o desenvolvimento da ideologia do proletariado e a luta revolucionária, agravando a desigualdade social e perpetuando a discriminação. ( )Compreende a ação pedagógica como imposição arbitrária da cultura dos grupos ou das classes dominantes aos grupos ou classes dominadas. Essa imposição se dá pela autoridade pedagógica, isto é, por um poder arbitrário de imposição que, sendo desconhecido, é reconhecido como autoridade legítima. A escola, assim como a moda, os meios de comunicação, a religião etc., por vezes, exerce essa violência simbólica de forma a reproduzir as desigualdades sociais. ( )A educação é concebida como um processo de ideologização da sociedade. Em uma sociedade capitalista, por exemplo, a escola seria um poderoso instrumento de reprodução da expropriação dos trabalhadores pelos donos dos meios de produção, tentando fazer com que isso seja aceito como perfeito e natural. A sequência correta é:
RESPOSTA: III, I, II..
Respostas
III, I, II
( )Nessa modalidade de pedagogia, a escola forma a força de trabalho (proletariado) por um lado e, por outro, inculca a ideologia dominante burguesa. Assim, a escola impediria o desenvolvimento da ideologia do proletariado e a luta revolucionária, agravando a desigualdade social e perpetuando a discriminação.
( )Compreende a ação pedagógica como imposição arbitrária da cultura dos grupos ou das classes dominantes aos grupos ou classes dominadas. Essa imposição se dá pela autoridade pedagógica, isto é, por um poder arbitrário de imposição que, sendo desconhecido, é reconhecido como autoridade legítima. A escola, assim como a moda, os meios de comunicação, a religião etc., por vezes, exerce essa violência simbólica de forma a reproduzir as desigualdades sociais.
( )A educação é concebida como um processo de ideologização da sociedade. Em uma sociedade capitalista, por exemplo, a escola seria um poderoso instrumento de reprodução da expropriação dos trabalhadores pelos donos dos meios de produção, tentando fazer com que isso seja aceito como perfeito e natural.