1)
Gilberto Freyre é um autor que se preocupou em expor a contribuição luso-brasileiro à humanidade, segundo o pensador o Brasil contribui oferecendo ao mundo um novo tipo de democracia que é a democracia racial. Para Freyre a democracia racial se dá pela ausência de distinções rígidas entre negros e brancos.
Com base no texto acima assinale a alternativa que pode ser considerada como exemplo de democracia racial.
Alternativas:
a)
Perto de mim, um preto exausto pelo esforço do dia, deixava cair sua cabeça pesada, coberta de suor e adormecida, sobre o ombro de um empregado de escritório, um branco que ajeitava cuidadosamente suas espáduas de maneira a receber esta cabeça como num ninho, como numa carícia. (Roger Bastides)
b)
Entendo que o negro e o mulato – os homens de cor – precisam, devem ter uma contra-ideologia racial e uma contra-posição em matéria econômico-social (Abdias Nascimento).
c)
O brasileiro de cor tem de se bater simultaneamente por uma dupla mudança: a) a mudança econômico-social do país; b) a mudança nas relações de raça e cor. (Florestan Fernandes)
d)
O status de raça, manipulado pelos brancos, impede que o negro tome consciência do logro que no Brasil chamam de democracia racial e de cor (Abdias Nascimento)
2)
Octavio Ianni ao debater a questão racial no Brasil aponta que o desenvolvimento do de nosso país se deu de forma desigual e combinado em que formas modernas de trabalho ainda convive com formas arcaicas. Para compreender o Brasil é preciso compreender o desenvolvimento dialético da história e perceber que a questão de classe, a questão racial e as desigualdades regionais marcam essa história.
Compreender o Brasil moderno é uma questão complexa, assinale a alternativa que melhor se relaciona com pensamento de Octavio Ianni.
Alternativas:
a)
Compreender o Brasil moderno é compreender que o desenvolvimento que aqui se teve foi marcado pelo respeito mutuo e cada uma das culturas que ajudaram o país a crescer foi preservada
b)
O Brasil se desenvolveu como resultado da relação harmoniosa entre as três raças fundantes (negros, brancos e indígenas) e qualquer explicação deve enaltecer esta evidência histórica.
c)
Para compreender a sociedade brasileira em sua totalidade é preciso um corte temporal em que se possa pensar apenas no fato sem se preocupar com a historicidade das conformações sociais
d)
Para compreender a sociedade brasileira, com todas as suas características e problemas, é preciso entender os elementos constitutivos das relações sociais em nosso país ao longo do tempo.
Respostas
respondido por:
5
o autor defende seu raciocínio, em trabalhos elaborados através de pesquisas, defende os conceitos morais, e entende o valor da democracia racial. minha resposta é alternativa d
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás