Geografia política é um ramo da geografia (mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre política e território, nomeadamente no que diz respeito à administração. É frequente a confusão estabelecida entre geografia política e geopolítica que, imbricadas e em grande parte superpostas, não se identificam totalmente. Embora em alguns momentos tenham sido mescladas e reduzidas a uma única identidade, cada qual possui origens, especificidades e história própria. Sobre a distinção observada entre geografia política e geopolítica, é correto afirmar que I por definição, a geopolítica interpreta o espaço do ponto de vista do Estado e a geografia política, o Estado pelo ponto de vista do espaço. II a geografia política só se preocupa com o meio ambiente, com as características "naturais" do território, por exemplo (localização, formato, proximidade do mar etc.) se fatores do meio ambiente estabelecerem relações com a v
Respostas
por definição, a geopolítica interpreta o espaço do ponto de vista do Estado e a geografia política, o Estado pelo ponto de vista do espaço.
Geografia política e geopolítica são coisas distintas, mas muitas vezes não é tão claro assim, a geografia estuda os dois ramos e busca interpretar cada um deles com uma visão mais organizada, compreendendo a necessidade de cada um e o olhar envolvido nelas.
A geopolítica portanto é o olhar do Estado perante o mundo e como as estratégias de dominação são dadas pelo mundo, já a geografia política é compreender o espaço politicamente organizando, entendendo como cada órgão está localizado e os seus poderes.
Resposta:
A geopolítica portanto é o olhar do Estado perante o mundo e como as estratégias de dominação são dadas pelo mundo, já a geografia política é compreender o espaço politicamente organizando, entendendo como cada órgão está localizado e os seus poderes.
Explicação:
As ciências humanas, como a Geografia, busca aprofundar o conhecimento sobre a humanidade, já que os seres humanos estabelecem relações entre si e com vários lugares da superfície terrestre.
A Geografia procura compreender a relação entre o homem e natureza.
Cada uma das ciências humanas possui objetivo semelhante, o de compreender o comportamento humano. A sociedade atual necessita cada vez mais que suas atitudes e comportamentos sejam compreendidos, destacando assim a importância das ciências humanas.
Diante da necessidade de sistematização do objeto de estudo da Geografia, surge o termo “espaço geográfico”, que para Alves (1999, p. 190), pode ser definido como produto das relações entre homens e dos homens com a natureza, e ao mesmo tempo é fator que interfere nas mesmas relações que o constituíram. O espaço é, então, a materialização das relações existentes entre os homens na sociedade.