• Matéria: Biologia
  • Autor: brennasilva1190
  • Perguntado 8 anos atrás

A restrição a venda de antibióticos no Brasil foi una medida tomada em função do aparecimento de bactérias

Respostas

respondido por: camilafortes13
326
Olá!!!

QUESTÃO COMPLETA:

 

A restrição à venda de antibióticos no Brasil foi uma medida tomada em função do aparecimento de bactérias super-resistentes. Atualmente, com os avanços na área da genética e da biologia molecular, uma das explicações aceitas para o surgimento dessas bactérias é a ocorrência de mutações, a partir das quais haveria uma mudança aleatória em um determinado gene, e, dessa forma, as bactérias passariam a apresentar resistência ao antibiótico. No passado, sem o conhecimento da genética e da biologia molecular, Lamarck e Darwin elaboraram explicações para o surgimento de novas variedades de seres vivos.


Nesse contexto, como pode ser explicado o surgimento de bactérias super-resistentes


A) com base na teoria da evolução de Lamarck?

B) com base na teoria da evolução de Darwin?

 

RESOLUÇÃO:


a)    De acordo com a teoria segundo o Lamarckismo os antibióticos, que seriam o meio, induziu o aparecimento de bactérias resistentes às características desse meio, ou seja, elas adquiriram uma característica que as tornou mais resistentes a esses antibióticos e a partir de então essa nova característica foi sendo transferidas paras a bactérias descendentes, gerando assim uma nova linhagem de superbactérias.

b)    De acordo com a teoria segundo Darwinismo, por conta da grande quantidade e variedade de bactérias presentes no meio, de acordo com Darwin há sempre os seres mais resistentes e adaptados que outros, com isso a ação do antibiótico (características do meio) apenas selecionou as bactérias que eram mais resistentes a ele, e estas foram deixando descendentes que também eram resistentes, a cada geração foi aumentando mais ainda o número de bactérias resistentes ao meio gerando assim uma nova linhagem de superbactérias.


Espero ter ajudado!!!
Perguntas similares