A nova consciência ambiental, surgida no bojo das transformações culturais que ocorreram nas décadas de 60 e 70, ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios fundamentais do homem moderno. Nos anos 80, os gastos com proteção ambiental começaram a ser vistos pelas empresas líderes não primordialmente como custos, mas como investimentos no futuro e, paradoxalmente, como vantagem competitiva. (KRAEMER, 200?, p.05). Nesse sentido, é bastante apropriado que as empresas possuam sistemas de gestão _______________, visto que estariam voltados a atender essa demanda específica. Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco:
Respostas
Olá!
Com as informações existentes no texto dá para te ajudar a responder esta questão, mesmo faltando as alternativas. Então vamos lá!
Referente ao que tange à sustentabilidade e à proteção ambiental, as empresas começaram a adotar Sistemas de Gestão e Proteção Ambiental, ou SGA. Esses sistemas tratam da gestão de programas ambientais de determinada empresa, de forma sistemática, planejada e documentada.
Dessa forma, proteger o meio ambiente não se torna um custo, mas sim um investimento, pois permite a alocação de recursos, processos mais eficientes, redução do uso de matérias-primas e de energia, atribuição de responsabilidades, avaliação contínua de práticas, procedimentos e processos, utilização de recursos renováveis, considerando impactos de curto, médio e longo prazo de seus produtos ou serviços para o meio ambiente.
Quem estabelece o SGA é a família de normas ISO 14000, que trata sobre gerenciamento ambiental, sendo uma das mais importantes a ISO 14001. Ela certifica que a empresa tem a sustentabilidade como princípio de gestão. O ISO 14001, além de permitir o estabelecimento de um SGA, auxilia também no cumprimento da legislação ambiental.
Portanto,
a partir das informações
acima, o espaço em
branco da questão deve
ser preenchido com o termo: Sistemas de Gestão “e Proteção
Ambiental, ou SGA”.
Espero ter ajudado! Bons estudos!