• Matéria: Geografia
  • Autor: Natalyasousa8054
  • Perguntado 7 anos atrás

1. (Fuvest-SP)Leia este texto: a) Tendo em vista a opinião do autor do texto, pode-se concluir corretamente que a língua falada é desprovida de regras? Explique sucintamente. b) Entre a palavra “episcopalmente’ e as expressões “meter o bico" e “de orelhas murchas", dá-se um contraste de variedades linguísticas. Substitua as expressões coloquiais, que aí aparecem, por outras equivalentes, que pertençam à variedade padrão.

Anexos:

Respostas

respondido por: Giuliane6
144
Olá! Bom vamos lá!

Ao lermos o texto conseguimos ver que o autor pensa que quando estamos falando na língua não existem regras, não deveríamos corrigir, isso nos da a entender que é porque cada um fala de um jeito e tem suas crenças e seus aprendizados e também porque a linguagem da fala é mais coloquial, por isso a correção só acontece na hora da escrita, que é a hora que a gramática realmente aparece.

A palavra episcopalmente significa continuar com firmeza, meter o bico podemos dizer que é falar o que pensa, e de orelhas murchas podemos comparar com um cachorro quando sai de orelhas murchas, ou seja, sair sem dizer nada.

Espero ter ajudado em algo!

respondido por: Anônimo
166

a) Não. É incorreto afirmar pelo texto que a língua falada não possui regras, uma vez que ele apenas diz que a Gramática não possui tanta influência para corrigir a linguagem falada, tendo maior poder na escrita.

b) Uma sugestão de substituição para “meter o bico” pode ser influenciar, ou intrometer-se. Já para “de orelhas murchas” teríamos envergonhada

Perguntas similares