• Matéria: Geografia
  • Autor: windenbergue5085
  • Perguntado 8 anos atrás

3.Leia este texto: Nessa altura do campeonato, você acha que vou vestir a camisa da firma? Eu não. O chefe pisou na bola: se tivesse pedido antes para mim ou para o Geraldo, que tem cancha, dava para tirar de letra. Em time que ganha não se mexe! Mas não: deu cartão vermelho ao Geraldo e me botou para escanteio. Agora que embolou o meio de campo, vem pedir para virar o jogo? Eu não. Vou lá só cumprir tabela... Quem não faz, toma! E o Geraldo, agora, tá com a bola toda e a concorrência, com ele, ficouShowde bola... Jean lauand; Luiz Costa Pereira Junior. Jogos da linguagem.LínguaPortuguesa, ed. 29, maio 2012. Oisponivel em: . Acesso em: 1? fev. 2014. a) De quecampo lexicalfaz parte a maioria das palavras e expressões desse texto? b) Considerando a linguagem escolhida pelo falante e o assunto tratado no texto, responda: • Ouem poderia ser o “você", ou seja, o interlocutor desse falante? Identifique palavras do texto que justifiquem sua hipótese. • Nessa situação de comunicação, o falante foi linguisticamente competente, ou seja, conseguiu se expressar de forma eficiente? Justifique. c) A fala reproduzida nesse texto exemplifica que tipo de variação linguística? Explique.

Anexos:

Respostas

respondido por: maarigibson
186

Respostas:


a) O campo lexical da qual a maioria das palavras e expressões desse texto fazem parte são do futebol, embora se trate da dinâmica de uma empresa.


b) O interlocutor desse falante, designado pelo “você”, pode ser algum colega de trabalho que conheça a situação da firma, dada a intimidade e informalidade da conversa.


Sim, o falante foi linguisticamente competente pois a maioria das expressões são de conhecimento popular. Então, embora não tenha sido usada a variação culta da língua, a comunicação foi possível.


c) A fala reproduzida nesse texto exemplifica a variação linguística informal, pois é permeada por gírias e expressões populares que não fazem parte da norma culta da língua.

Perguntas similares