5.Leia esta estrofe, da qual foram excluídas duas palavras: Ringe e range, rouquenha, a rígida ■; E, ringindo e rangendo, a ■ a triturar, Parece que tem alma, adivinha e desvenda A ruína, a dor, o mal que vai, talvez, causar... (Da Costa e Silva) Observando que, no plano sonoro desses versos, evidenciam-se uma assonância e duas aliterações que procuram reproduzir um determinado conjunto de sons, indique a alternativa cujas palavras completam adequadamente as lacunas: a) cachoeira - pedra d)moenda - cana b) foice - vegetação e)serra - madeira c) ventania - plantação 4
Respostas
Resposta letra “D”
As aliterações são uma sequencia de sons diferentes. É produzida por meio da sequencia repetida de consoantes e silabas. Comumente as repetições ocorrem com o uso de silabas tônicas que são utilizadas em algumas palavras, dentro de um mesmo verso.
A assonância é a repetição de vogais nos versos. Esse recurso é utilizado para assemelharem-se a uma rima, elas são usadas, geralmente, no final dos versos.
No caso analisado as palavras “moenda e cana” são as que se adequam ao uso de aliterações e assonâncias presentes no poema.
Hello My friends!!
A resposta correta é letra "d".
A moenda
Na remansosa paz da rústica fazenda,
à luz quente do sol e à fria luz do luar,
vive, como a expiar uma culpa tremenda,
o engenho de madeira a gemer e a chorar.
Ringe e range, rouquenha, a rígida moenda;
e, ringindo e rangendo, a cana a triturar,
parece que tem alma, advinha e desvenda
a ruína, a dor, o mal que vai, talvez, causar...
Movida pelos bois tardos e sonolentos
geme, como a exprimir, em doridos lamentos,
que as desgraças por vir, sabe-as todas de cor.
Ai, dos teus tristes ais, ai, moenda arrependida
- álcool para esquecer os tormentos da vida
- e cavar, sabe Deus, um tormento maior.