• Matéria: Geografia
  • Autor: eriklima6517
  • Perguntado 8 anos atrás

4.Leia este texto: Poeminha cansado dos mr- exageros do mundo m Toda gente exagera E diz: “Um milhão de vezes“ ■ Em vez de "Bem frequentemente" E afirma que "Nunca mais vai lá" Se não vai lá apenas duas vezes. m Na minha já não curta vida M Só encontro extremados, exaltados Que falam em "maravilha", ^ Ou "o sujeito mais louco que conheço" E coisas desse tope e preço. Procuro em vão, Mas se um dia encontrar esse colosso ’ Que fala com exatidão Corto o pescoço. MilKx Fernandes. £ssacaro nòo me é estranha.São Paulo: Companhia das Letras. 2D by Ivan Rubinho Fernandes. a) 0 autor faz referência a expressões de sentido exagerado muito utilizadas cotidianamente. Transcreva do texto alguns desses exageros. b) No final do texto, o autor, por meio de uma contradição intencional, cria um efeito de humor. Explique como se dá esse efeito humorístico. c) Reescreva o título do poema, trocando a palavraexagerospelo nome da figura de linguagem presente no texto.

Anexos:

Respostas

respondido por: biamorais
16
a) "Um milhão de vezes"
    "Nunca mais vai lá"
    "o sujeito mais louco que conheço"
    "maravilha"

b) Pois no final, ele usou a palavra colosso, que consiste em algo de proporções gigantescas, portanto ele fez um exagero, sobre os quais estava reclamando no poema de sua autoria, criando um efeito de humor.
  

c) Poeminha cansado das hipérboles do mundo
  A hipérbole é uma figura de linguagem que consiste no exagero, aumento excessivo das proporções de algo que pode ser completamente corriqueiro.

Perguntas similares