• Matéria: Geografia
  • Autor: nananalmeida1639
  • Perguntado 7 anos atrás

0 pintor brasileiro Cândido Portinari (1903-1962) produziu uma série de obras que retratam, de forma contundente, um aspecto da realidade social brasileira. Observe um dos quadros dessa série e em seguida uma charge sobre o mesmo tema. Para interpretar adequadamente a crítica social expressa por essa charge, é necessário relacionar a fala do homem à cena como um todo e identificar, nessa relação, a presença de três figuras de linguagem, que se realizam verbal ou visualmente. Identifique essas très figuras e explique, concisamente, como elas contribuem para construir o sentido crítico da charge.

Anexos:

Respostas

respondido por: pissurnof
142
As figuras de linguagem presentes na charge são:

1) Metonímia

Ocorre quando trata-se um produto pelo nome de seu autor ou sua marca. No caso da charge, é quando o convidado refere-se ao "belíssimo Portinari" da anfitriã da festa.
 
2) Apóstrofe

É quando alguém faz uma invocação ou chamamento (muitas vezes de forma exclamativa) que, no contexto, faz sentido. No caso da charge, é quando a anfitriã da festa diz "Oh!" após ter uma surpresa.

3) Ironia

É quando termos opostos ao significado geral são usados. No caso da charge, é quando a anfitriã se refere casualmente ao fato que o mordomo esqueceu a janela aberta ao se deparar com uma situação de miséria em frente à casa
Perguntas similares