• Matéria: Geografia
  • Autor: gabysinha6284
  • Perguntado 8 anos atrás

3. (Enem-MEC) Leia o texto. Para o Mano Caetano O que fazer do ouro de tolo Quando um doce bardo brada a toda brida, Em velas pandas, suas esquisitas rimas? Geografia de verdades, Guanabaras postiças Saudades banguelas, tropicais preguiças? A boca cheia de dentes De um implacável sorriso Morre a cada instante Que devora a voz do morto, e com isso, Ressuscita vampira, sem o menor aviso [...] E eu soylobo-bolo? lobo-bolo Tipo pra rimar com ouro de tolo? Oh, Narciso Peixe Ornamental! Tease me, tease meoutra vez Ou em banto baiano Ou em português de Portugal De Natal [...] Na letra da cançào apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem: a) “Quando um doce bardo brada a toda brida' (v. 2) b) “Em velas pandas, suas esquisitas rimas?" (v. 3) c) “Que devora a voz do morto’(v. 9) d) “lobo-bolo/Tipo pra rimar com ouro de tolo?" (v. 11-12) e) ‘Tease me, tease meoutra vez" (v. 14)

Anexos:

Respostas

respondido por: biamorais
46
  A alternativa correta é a Letra d, pois é a única que explora o extrato sonoro da lingua portuguesa, através da assonância (repetição de sons vocálicos) em "lobo-bolo"e faz uso de termos coloquiais, como "tipo".

  As outras alternativas podem ser excluídas pois apresentam apenas uma das características pedidas pelo enunciado ou não apresenta nenhuma.

a) Presença de assonância e aliteração (som de "b"), mas não há termos coloquiais.

b) Não apresenta em extrato sonoro nem linguagem coloquial.

c) Não apresenta termos coloquiais, vemos apenas aliteração (repetição de som consonatal - /v/)

d) CORRETA.

e) Não há recurso sonoro ou linguagem coloquial, aqui vemos o uso de estrangeirismos.
Perguntas similares