• Matéria: Geografia
  • Autor: juhhhbueno8918
  • Perguntado 8 anos atrás

4. 0 escritor Guimarães Rosa, em seus romances e contos, trabalha a palavra tanto no plano do significado quanto no plano da sonoridade, obtendo assim interessantes e criativos efeitos expressivos. Leia um trecho do conto0 burrinho pedrês: Asancas balançam, e as vagas de dorsos, das vacas e touros, batendo com as caudas, mugindo no meio, na massa embolada, com atritos de couros, estralos de guampas, estrondos e baques, e o berro queixoso do gado junqueira, de chifres imensos, com muita tristeza, saudade dos campos, querência dos pastos de lá do sertão... João Guimarães Rosa. Sogorano. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 21?. Agora responda aos itens deaad: a) 0 trecho que você leu é nitidamente descritivo. 0 que ele descreve? b) Excluída a palavrasertão,todas as outras palavras com mais de uma sílaba presentes no texto têm uma característica comum quanto à sonoridade. Qual é essa característica? c) 0 aspecto sonoro referido no item anterior exerce alguma influência no ritmo do texto? Justifique. d) Além do próprio significado das palavras, que outros recursos Guimarães Rosa emprega para realçar a expressividade da cena descrita?

Anexos:

Respostas

respondido por: brendaisis
56
Olá, boa noite!

O texto descreve uma fazenda e os animais presentes, tais como a vaca, o boi, os touros e aspectos também inerentes à natureza, como o uso do termo "campo"

Os sons estão interligados e relacionados porque rimam entre si, de maneira pouco explícita mas todas estão em sintonia evidente.

Além da descrição, o autor utiliza o saudosismo como forma de realçar a expressividade do local e da cena, sendo um local muito querido por Guimarães.
Perguntas similares