• Matéria: Geografia
  • Autor: victorhugomede8852
  • Perguntado 7 anos atrás

4. No soneto “Língua Portuguesa’, o poeta Olavo Bilac faz uma declaração de amor ao nosso idioma. Leia estes trechos do poema: Releia o texto, se possível em voz alta, e, atentando para o aspecto sonoro dos versos, responda aos itens de a a c. a) No segundo verso, o poeta cria umaaliteraçãocom os fonemas /t/, /p/, /d/. Observe: 'És, a um tempo, esplendor e sepultura*. A partir desse exemplo, explique o que éaliteração eidentifique outro verso em que esse recurso sonoro também é empregado pelo poeta. b) Em alguns versos do texto, o poeta faz uso daassonôncia,recurso que, por meio da repetição de fonemas vocálicos, cria determinados efeitos sonoros. No verso 5 ("Que tens o trom e o silvo da procela") ocorrem assonâncias? Explique. c) Que efeito sonoro (“barulho") o poeta procurou sugerir no verso 5? Como ele obteve esse efeito?

Anexos:

Respostas

respondido por: biamorais
64
a) A aliteração é uma figura de linguagem fonética caracterizada pela repetição de sons consonatais em uma mesma frase/texto, o que garante musicalidade ao texto.
  Está presente em:
  "Amo-te assim, desconhecida e obscura" pela repetição dom som de /s/.

b) A assonância consiste num recurso fonético, assim como a aliteração, só que se dá pela repetição de sons vocálicos.
    No verso 5, há assonância, pois o som vocálico de "o" é repetido.

c) Ele procurou, no texto, indicar a apresentação de um som mais alto, grave, no que antes consistia em um som mais baixo. Ele fez isso pela inserção de palavras que apresentam sons mais graves, como o uso do r dentro de uma palavra, que forma um som/ fonema mais grave.

Perguntas similares