• Matéria: Geografia
  • Autor: sabrinatrindad3739
  • Perguntado 8 anos atrás

1. (UFT-TO) Leia a capa da obra de Osmar Casagrande abaixo. A partir do jogo feito pelo autor com as palavras “cômodos'’ e “versos" e as partículas entre parênteses (in) e (dij, várias leituras são possíveis. Isto posto, considere as afirmativas. I. Em cômodos diversos, a palavra diversos modifica um substantivo, indicando que há na casa mais de um aposento. II. Em cômodos versos, a palavra cômodos tem a funçào de qualificar o substantivo versos, permitindo a leitura de que os versos são agradáveis. III. A expressão arquitetura poética, que se encontra na capa, remete às possíveis leituras: cómodos diversos, incômodos diversos, cómodos versos e incómodos versos. Assinale a alternativa correta. a) Apenas I está correta. b) Apenas II está correta. c) Apenas I e II estão corretas. d) Apenas II e III estão corretas. e) Todas estão corretas.

Anexos:

Respostas

respondido por: nicolefavap6olos
209
ALTERNATIVA E 

I. o adjetivo diversos indica que há mais de um cômodo na casa, ou seja, transforma o adjetivo cômodo em um substantivo

II. Neste caso, a palavra "cômodo" assume a posição de adjetivo e qualifica o termo "versos" indicando que a pessoa vai se sentir acomodada ao ler; que os versos são um tanto agradáveis de se ler. 


III. Arquitetura poética é uma referência direta tanto ao jogo de palavras que o autor criou. Indo um pouco mais além, podemos dizer também que é uma referência direta a ideia de que os versos estão dispostos em cômodos, como se em cada cômodo diferente, pudéssemos achar um novo verso. 
respondido por: laurabdsouza12
4

Resposta:

Letra E

Explicação:

Perguntas similares