• Matéria: Geografia
  • Autor: joaovicentee1608
  • Perguntado 8 anos atrás

6. Leia este trecho do romance Capitàes da areia, de Jorge Amado: Padre José Pedro sabia que o refor- matório era assim. Falava contra meterem os meninos lá. Mas que podia um pobre padre sem paróquia contra todos? Porque todos odeiam os meninos pobres, pensa Pedro Bala. Jorge Amado. Copilòes do ore«. Alfragide-. Bis, 2008. p. 213. Nesse trecho, um mesmo adjetivo é empregado duas vezes. a] Transcreva-o e explique a diferença de sentidos que ele apresenta nas duas ocorrências. b) Estabeleça uma relação entre os sentidos desse adjetivo e os posicionamentos dele em relação aos substantivos aos quais ele atribui a característica.

Anexos:

Respostas

respondido por: Garcias29
67

a)      O adjetivo  pobre. Na primeira aparição ele esta caracterizando o padre, ao refere-se a “um pobre padre”. Na outra, o termo diz respeito à condição social dos meninos.


b)      O "pobre padre" é uma pessoa impopular, que não tem boas relações, nem muita importância, já que não possui nem mesmo uma paroquia. Os "meninos pobres" é a condição de pobreza dos meninos, pois eles não possuem nada, não tem família e nem recursos financeiros.  Portanto, o primeiro fala da condição do substantivo padre e no segundo acerca do substantivo meninos.

Perguntas similares