• Matéria: Geografia
  • Autor: medeirosmetalli9441
  • Perguntado 8 anos atrás

3. Muitas piadas se apoiam em surpreendentes jogos linguísticos para criar o efeito de humor. Leia, por exemplo, este "diálogo" e responda aos itens a e b da próxima página: Duas pessoas conversando: — Não deixe sua cadela entrar na minha casa de novo. Ela está cheia de pulgas. — Diana, não entre nessa casa de novo. Ela está cheia de pulgas. Sírio Possenti. Os Aumores rfoZ/nguo: análises linguísticas de piadas. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 130. 320 a) Do ponto de vista estritamente gramatical, o pronome ela, da primeira fala, pode ter como referentes dois substantivos. Ouais são eles e por que essas duas possibilidades são válidas? b) Você acha que o dono da Diana não entendeu a fala da outra pessoa ou fingiu que não entendeu? Justifique. c) Se o animal referido no diálogo fosse macho, o texto continuaria sendo uma piada? Por quê?

Anexos:

Respostas

respondido por: brendaisis
15
Oi, bom dia!

No primeiro trecho, o prono0me ela pode estar relacionado tanto com a residência, quanto com o termo "cadela".

Acredito que o dono de Diana compreendeu o que a pessoa quis dizer, todavia buscou por meio do humor dizer que sua cadela apresenta-se mais limpa e saudável que o ambiente que a mesma foi proibida de entrar.

Caso o animal fosse macho não haveria o mesmo sentido exposto na piada, porque o pronome utilizado para tratar da residência é feminino, logo para o tratamento fazer sentido para o animal também, o pronome deve ser também feminino.

Abraços!
respondido por: redigir
4

Resposta:No item C, o mais correto seria responder "depende"

Explicação: Se,mantivermos a estrutura original,por óbvio a ambiguidade causada pelo pronome "ela" seria desfeita.No entanto, se trocarmos "residência" por "apartamento",seria possível manter a piada

Perguntas similares