• Matéria: Geografia
  • Autor: Arthurcosta5965
  • Perguntado 8 anos atrás

1. Suponha este diálogo entre dois personagens de um conto: - E então, Damásio, aquele mascate falastrão sumiu, hein... Deve estar aprontando das suas em outras fazendas das redondezas. - Sei não, seu coronel... No meu ver, nessas alturas, ele, com sua tropinha minguada, já cruzou o rio e se afundou no sertão. Aquilo, patrão, é um ser sem Deus e sem destino. Em relação a alguns elementos textuais desse trecho, assinale a afirmação Incorreta: a) Em aquele mascate", o demonstrativo aponta para um indivíduo fisicamente ausente do espaço físico do diálogo, mas que, por conta de eventos anteriores, é do conhecimento dos dois interlocutores. b) Em aprontando das suas , o falante atribui às atividades do mascate uma conotação negativa; de crítica e desaprovação. c) Em seu coronel” e "sua tropinha”, as formas destacadas têm o mesmo valor semântico. d) A expressão nessas alturas” aponta para o momento do diálogo entre os dois personagens. e) No caso, “aquilo" é um recurso linguístico que o falante usa para se referir de forma pejorativa ao mascate, deslocando-o da categoria de “pessoa" para a categoria de “coisa”.

Anexos:

Respostas

respondido por: carlamst
6
Olá

Nessa questão, a alternativa que se mostra incorreta é a letra C.

As outras alternativas encontram-se corretas e afirmam fatos.

A alternativa C é incorreta pois apesar de ambos os termos "seu" e "sua" serem classificados como pronomes possessivos, seus valores semânticos não são os mesmos no contexto nesse diálogo.

Na expressão "seu coronel", o pronome possessivo denota a ideia de uma forma de tratamento, algo que demonstra respeito ao fazer referência à pessoa.

Já "sua tropinha" segue fiel ao significado de pronome possessivo e denota a posse, a tropinha é de alguém, nesse caso, é do "mascate falastrão".

Bom dia! :)


Perguntas similares