• Matéria: Geografia
  • Autor: Camilaadao3808
  • Perguntado 8 anos atrás

4. Leia este trecho de crônica e responda aos itens de a a d. Foi o português que trouxe a mangueira da índia, foi o português que aprendeu com o índio a fazer redes, mas a ideia de armar a rede embaixo da mangueira é uma ideia toda brasileira. Creio que, ao longo dos quatro séculos e meio em que tentamos formar nos trópicos uma confusa civilização, esta foi a coisa mais bem combinada que chegamos a fazer. Esta profunda reflexão sociológica nasceu em meu fino espírito no último domingo â tardinha, ao embalo de uma rede na sombra da mangueira c daí para frente meu espírito não produziu mais nada, apenas se deixou embalar junto com o corpo [...]. Rubem Braga. 200 crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: Record, 1993. a) Reescreva o trecho “[...] uma ideia toda brasileira", substituindo a palavra destacada por um sinônimo. Depois explique por que, no caso, toda não funciona como pronome indefinido. b) 0 demonstrativo esta, em suas duas ocorrências, contribui para a coesão textual como anafórico ou catafórico? Justifique. c) Se esse texto não fosse uma crônica - gênero em que usualmentc se emprega a variedade coloquial -, e sim um texto estritamente formal, seria necessário alterar a forma do pronome referido em b? Justifique. d) Que efeito de sentido o cronista procurou obter ao empregar os adjetivos “profunda" e “fino"?

Anexos:

Respostas

respondido por: Garcias29
39

 a)      “Uma ideia exclusivamente brasileira”. Toda não  funciona como pronome indefinido porque esta referindo-se  a ideia brasileira.


b)      Funciona como elemento catafórico, já que os pronomes vem antes da explicação  e antecede uma ideia que vira posteriormente.


c)      A catáfora é comumente utilizada em expressões coloquiais, em textos jornalísticos e enunciados que servem  para chamar a atenção do leitor. 


d)     A palavra "profunda" é usada para demostrar o quão intensa foi sua analise e percepção da questão que envolve a rede e a mangueira. O "fino" faz referência a seu espirito que é levado a refletir sobre questões ate então incomum, para a maioria das pessoas.

Perguntas similares