• Matéria: Geografia
  • Autor: marianafeitossa3098
  • Perguntado 7 anos atrás

?. Compare, nos enunciados a seguir, as orações destacadas e responda aos itens propostos. 1. Conheço o vendedor que ofendeu você no loja. 2. Conheço o vendedor que você discutiu na lojo. 3. Conheço o vendedor que você discutiu com ele na loja. 4. Conheço o vendedor com quem você discutiu na loja. 5. É muito bom o projeto que discutimos na reuniòo de onrem. a) Oual(is) deles não estaria(m) adequado(s), caso fosse(m) empregado(s) em uma situação de comunicação na qual se fizesse necessário utilizar a variedade padrão do idioma? b) Considerando a presença/ausência da preposição antecedendo o relativo, como se explica a diferença entre os enunciados 4 e 5?

Respostas

respondido por: Kfranco23
15
a) Qual(is) deles não estaria(m) adequado(s), caso fosse(m) empregado(s) em uma situação de comunicação na qual se fizesse necessário utilizar a variedade padrão do idioma?

As orações 1, 2 e 3. Todas elas estão no nível utilizado no cotidiano, numa fala mais espontânea, ou seja, em que não há preocupação com o padrão estabelecido pela norma culta da língua portuguesa. Apesar disso, há comunicação entre os falantes.

b) Considerando a presença/ausência da preposição antecedendo o relativo, como se explica a diferença entre os enunciados 4 e 5?

4. Conheço o vendedor com quem você discutiu na loja. 5. É muito bom o projeto que discutimos na reunião de ontem.

Na oração 4 percebemos a obrigação em se utilizar a preposição "com" como complemento ao pronome relativo "que", porém atendendo a regência do verbo "discutir". "Discutiu-se com alguém, com quem?".

Na oração 5 não se antecedeu uma preposição ao pronome relativo "que" porque este faz referência a "projeto". Poderia se utilizar "o qual" no lugar do "que" também.
Perguntas similares