• Matéria: Geografia
  • Autor: jaquelinelago4700
  • Perguntado 8 anos atrás

1. Complete a primeira lacuna com a forma adequada do presente do indicativo e a segunda com a do presente do subjuntivo do verbo indicado. a) Normalmente eu não ■ nas férias, mas talvez nas próximas eu ■. (viajar) b) Todo dia eu ■ minha sala; peço que tu também ■ a tua. (varrer) c) Estes carros velhos nào ■ nada; mas, depois da reforma, talvez ■ algum dinheiro, (valer) d) Vocè ainda não ■ nosso sócio, mas esperamos que futuramente você ■. (ser) e) As malas pequenas ■ no carro; mas é pouco provável que as grandes também ■. (caber) f) Geralmente nós nào ■ para cá no Carnaval, mas talvez no próximo nós ■. (vir)

Respostas

respondido por: winederrn
21
Opah!

Abaixo, segue a reescrita de cada assertiva com devido verbo. 

a) Normalmente eu não viajo (ação presente) nas férias, mas talvez nas próximas eu viaje (pode acontecer).

b) Todo dia eu varro (presente) minha sala; peço que tu também varras (presente do subjuntivo) a tua.

c) Estes carros velhos valem (presente) nada; mas, depois da reforma, talvez valha (singular) algum dinheiro.

d) Vocè ainda não é nosso sócio, mas esperamos que futuramente você seja (possibilidade). 

e) As malas pequenas cabem (presente) no carro; mas é pouco provável que as grandes também caibam

f) Geralmente nós não viemos (época passada) para cá no Carnaval, mas talvez no próximo nós viremos (futuro do presente). 


Cuide-se bem!
respondido por: EwertonCF10
0

Resposta:

A questão pede para substituir o primeiro e o segundo quadrinho respectivamente pela conjugação do verbo no presente do indicativo e presente do subjuntivo, então ficará da seguinte forma:

Explicação:

Normalmente eu não viajo (1ª pessoa do singular do presente do indicativo) nas férias, mas talvez nas próximas eu viaje (1ª pessoa do singular do presente do subjuntivo).

Todo dia eu varro (1ª pessoa do singular do presente do indicativo) minha sala; peço que tu também varras (2ª pessoa do singular do presente do subjuntivo) a tua.

Estes carros velhos não valem (3ª pessoa do plural do presente do indicativo) nada; mas, depois da reforma talvez valham (3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo) algum dinheiro .

Você ainda não é nosso sócio, mas esperamos que futuramente você seja.

As malas pequenas cabem (3ª pessoa do plural do presente do indicativo) no carro; mas é pouco provável que as grandes também caibam (3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo).

Geralmente nós não vimos (1ª pessoa do plural do presente do indicativo) prá cá no carnaval, mas talvez no próximo nós venhamos (1ª pessoa do plural do presente do subjuntivo)

Perguntas similares