• Matéria: Geografia
  • Autor: eduardaQuintino9236
  • Perguntado 8 anos atrás

5. Leia este trecho de artigo publicado em uma revista científica: O buraco mais fundo que os humanos já cavaram atingiu 12 km de profundidade, na península de Kola (Rússia). Embora tenhamos, nesse momento, uma espaçonave se dirigindo a Plutão - afastado cerca de 6 bilhões de quilômetros do Sol - ainda não conseguimos enviar uma sonda para as profundezas da Terra. Desse modo, o centro do planeta, 6.380 km abaixo de nós, é na prática uma região mais remota que os confins de nosso Sistema Solar. Realmente, Plutão foi descoberto em 1930, mas só se comprovou a existência do núcleo interno terrestre - por meio de dados sismológicos - seis anos depois. [...] Keí Hirose. Revista Scientiftc American Brasil, n. 98, jul. 2010. p. 82. Nesse trecho, algumas marcas textuais evidenciam a insatisfação do autor com o ritmo das pesquisas a respeito do núcleo da Terra. a] De que maneira os advérbios já e ainda e a partícula só contribuem para reforçar o posicionamento do autor relativamente ao assunto tratado? b) Identifique o advérbio por meio do qual o autor expressa uma apreciação (um "julgamento") de uma afirmação que ele faz no texto. Explique.

Anexos:

Respostas

respondido por: carlamst
113
Olá

letra a) Os advérbios utilizados pelo autor auxiliam no reforço de seu posicionamento pois reafirmam o desinteresse do estudo e exploração do núcleo terrestre, dando preferência para o estudo Espacial. "", "ainda" e "" funcionam como termos de destaque e enfatização da crítica do autor, que é baseada em fatos.

letra b) O advérbio que denota um maior peso de "julgamento" é o "ainda". O autor critica o fato de os especialistas ainda não terem tido a iniciativa de mandar uma sonda para o interior terrestre, apesar de terem uma espaçonave localizada em um ponto que é 6 bilhões de km afastado do Sol, que já é suficientemente longe do nosso planeta.

Boa tarde! :)
Perguntas similares