• Matéria: Geografia
  • Autor: dorcelifrazote5360
  • Perguntado 8 anos atrás

?. Numa pizzaria, ao lado da porta de entrada, um cartaz informava aos frequentadores: Um rapaz lè o cartaz, entra, senta-se a uma mesa e pede ao garçom: - Por favor, um suco de laranja. 0 garçom esclarece: - Se vocè não for comer alguma coisa, não poderei servir-lhe o suco. Vocè leu o aviso? - Li - responde o rapaz. - Ele é óbvio e, por isso, inútil. - Desculpe - argumenta o garçom -, mas você não leu corretamente o cartaz. - Li, sim - diz o rapaz -.vocês é que não o escreveram corretamente. A respeito dessa situação, responda: a) Como o rapaz interpretou a informação do aviso, para considerá-lo óbvio? b) Como a pizzaria esperava que os fregueses interpretassem a frase? c) É válido afirmar que, nesse contexto, o rapaz, certamente de propósito, deixou de lado sua tolerância pragmática, ou seja, sua capacidade de relacionar as informações expressas pela linguagem e as situações concretas de comunicação em que tais informações são empregadas? Justifique. d) Fazendo as alterações necessárias (inclusive acrescentando outras palavras), reescreva a frase do cartaz, de maneira que ela informe com clareza aos fregueses a norma adotada pela pizzaria.

Anexos:

Respostas

respondido por: carlamst
114
Olá

letra a) O rapaz interpretou como se a pizzaria não servisse mais nada além de bebidas.

letra b) A pizzaria esperava que os fregueses interpretassem que eles não servem apenas bebidas, você é obrigado a comer alguma coisa se quiser também beber algo.

letra c) Não necessariamente o rapaz fez de propósito, pois muitas pessoas têm dificuldades reais em interpretação e leitura, mas sim, ele não conseguiu fazer a ligação entre a comunicação real e a interpretação individual dele. Se tivesse conseguido, teria associado que por ser uma pizzaria, obviamente eles serviriam também pizza, se fosse só bebida, não se chamaria pizzaria.

letra d) Não servimos só bebidas, seu pedido tem de conter mais que isso.

Boa tarde! :)
respondido por: lobolocovolo
3

Resposta:

o rapaz entendeu que so vendiam bebidas e nao comidas

Explicação:

Perguntas similares