• Matéria: Geografia
  • Autor: israelsturaro9133
  • Perguntado 7 anos atrás

5. No romance Memórias póstumas de Brás Cubas, o narrador-personagem, rememorando um de seus relacionamentos amorosos, declara: I Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis. (tachado de Assis) Nesse fragmento, a preposição durante estabelece uma dupla relação semântica que: a) indica tempo e causa, exprimindo uma contradição do sentimento do narrador-personagem em relação a Marcela. b) indica tempo e causa, realçando a sinceridade do sentimento de Marcela em relação ao narrador- -personagem. c) indica tempo e modo, revelando, por meio de uma hipérbole, a saudade que o narrador-personagem sente de Marcela. d) indica tempo e preço, evidenciando a ironia por meio da qual o narrador-personagem se refere a seu relacionamento com Marcela. e) indica tempo e preço, exprimindo, sob a forma de uma metáfora, a indignação do narrador-personagem em relação a Marcela.

Respostas

respondido por: carlamst
23
Olá

Nessa questão classificamos como correta a letra D.

A primeira alternativa é incorreta pois não se trata de tempo e causa, e no trecho a relação de sentimento se dá a partir de Marcela para o narrador e não de maneira contrária como aqui é sugerido.

A segunda alternativa é incorreta pois não é sincero o sentimento de Marcela com o narrador.

A terceira alternativa não é certa pois não é possível, apenas por esse trecho, inferir que o narrador sente falta do sentimento falso que Marcela nutria por ele.

A última alternativa é incorreta pois não há indignação pela maneira que o narrador expõe os fatos.

Boa tarde! :)
Perguntas similares