Historicamente, podemos perceber que há, no Brasil, uma grande ênfase no ensino de frações, enquanto o ensino de decimais quase sempre fica num segundo plano. Essa organização curricular tem a ver com os dois tipos de sistemas de medida vigentes no mundo, já que nosso currículo recebeu influências de culturas diferentes especialmente americana e inglesa.
Analise as afirmativas que indicam os obstáculos encontrados no ensino dos números decimais.
I. O fato de termos um currículo baseado em culturas diferentes da nossa faz com que o nosso ensino seja carente de significado, principalmente quando tratamos dos números racionais.
II. Ocorre que, nas culturas americana e inglesa, o uso das frações é mais rotineiro tanto no sistema de medidas quanto no sistema monetário.
III. É comum nesses países falar-se em uma polegada e meia, uma libra e meia, um quarto de dólar, uma hora e um quarto etc.
IV. Muitas vezes, nossa ação pedagógica ou nossas opções metodológicas tornam-se verdadeiros obstáculos à aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Olá, tudo bem?
De acordo com o que foi escrito por Batista e Silva, (2003), A organização curricular nacional está relacionada com dois tipos de sistemas de medidas vigentes no mundo, e que embora as medidas decimais sejam as mais utilizadas, o currículo recebeu influência das culturas americana e inglesa, onde o sistema de frações é mais utilizado, e é comum que eles falem sobre uma polegada e meia, uma hora e um quarto.
O currículo baseado em diferentes culturas fez com que o ensino fosse carente de significado, principalmente quando se trata de números racionais, e as ações pedagógicas tornam-se obstáculos à aprendizagem.
Diante disso, todas as afirmativas estão corretas, sendo a alternativa 5 a opção correta.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!