• Matéria: Artes
  • Autor: diennyferlorenp6q8g3
  • Perguntado 8 anos atrás

Sendo ela uma sensação produzida por certas organizações nervosas sob a ação da luz, a cor é uma das mais importantes ferramentas que o designer de interiores dispõe, sendo fundamental nas decorações. Pessoas de diferentes culturas respondem à cor de maneiras diferentes, embora não percebamos as cores estimulam fisiologicamente e psicologicamente o usuário do ambiente.


PEREIRA, Clauciane e SANTOS, Vanessa Barbosa dos. Teoria e Fundamentos do Design. Maringá - PR: UniCesumar, 2018.


Sobre a psicologia das cores, analise as afirmativas a seguir:


I. O vermelho evoca qualquer tipo de sentimento forte, simboliza animação, energia, paixão, ação, amor e perigo nas culturas ocidentais. É excitante e pode provocar reações físicas reais.




II. O azul é a cor da inteligência ou da sabedoria. Em geral, é considerado como a escolha mais segura de cor em todo o mundo, já que ela possui muitas associações positivas.




III. O branco absorve a energia da cor e, embora possa conferir uma sensação de aridez, diminui a luminosidade e a amplitude espacial.


É correto o que se afirma em:






Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Respostas

respondido por: Matheusieti
1
Olá! 


A alternativa 4 é a que melhor se aplica como correta. I e III, apenas.


Partindo deste ponto, podemos ver a incoerência da segunda alternativa visto que o azul simboliza elementos que simbolizem a espiritualidade, assim como sensações de harmonia, confiança, e dependendo do contexto em que o designer/pintor utilizar,  o azul pode despertar a sensação de tranquilidade e calma.


Além disso, os designers procuram sempre s
e manterem atentos a proposta, ou melhor, em qual cor estão trabalhando para escolher exatamente qual paleta representará as marcas que eles criam, pois isso representa todo o contexto do trabalho.

Até a próxima.
Perguntas similares