• Matéria: Filosofia
  • Autor: karlaekamilabrp50xe1
  • Perguntado 7 anos atrás

(UEM - adaptada) A Filosofia Moderna compreende os séculos XVII e XVIII, caracterizando-se por um acentuado racionalismo que se opõe ao pessimismo teórico do ceticismo, o qual duvida da capacidade da razão humana poder alcançar um conhecimento certo fundamentado em uma verdade universal. Com base no que foi estudado a respeito do assunto, assinale o que for correto.

01) René Descartes, no Discurso do Método, instaura a dúvida metódica; deve ser, portanto, considerado um adepto do ceticismo.

02) O dogmatismo opõe-se ao ceticismo, pois é uma doutrina segundo a qual é possível atingir a certeza de verdades inquestionáveis.

04) Para o racionalismo, o ponto de partida do conhecimento é o sujeito como consciência de si reflexiva, isto é, como consciência que conhece sua capacidade de conhecer.

08) Francis Bacon é um dos mais importantes céticos do século XVII, pois, para ele, o homem nunca poderia libertar-se dos ídolos que impedem sua razão de alcançar qualquer saber efetivo.

16) O racionalismo acredita que a vida ética pode ser totalmente racional, visto que a razão humana é capaz de conhecer a origem, as causas e os efeitos das paixões e das emoções, podendo dominá-las e governá-las.

A soma dos números correspondentes às afirmações corretas é

Escolha uma:
a. 22.
b. 17.
c. 05.
d. 12.
e. 20.

Respostas

respondido por: Danas
6

A letra A) é a correta.

 

Francis Bacon foi um dos mais importantes céticos do século XVII. Segundo Bacon, o homem nunca conseguiria libertar-se dos ídolos que impedem sua ração de alçar qualquer saber efetivo, ou seja, para Bacon o home jamais conseguiria se livrar das figuras religiosas.

 

O racionalismo é baseado na ideia de que a vida ética pode ser totalmente racional, e não apenas inata, tendo em vista que a razão humana é capaz de conhecer as origens, causas e efeitos das paixões e emoções humanas, essa ideia pressupõe a capacidade do ser humano de dominar suas emoções.

 

Perguntas similares