• Matéria: Filosofia
  • Autor: bel8mosse
  • Perguntado 8 anos atrás

(CEPBJ) Leia o texto.

Por que nós realizamos atos contrários à consciência moral, ou seja, contrários àquilo que é certo para determinada sociedade? O filósofo alemão Kant dirá que é porque a nossa vontade é também afetada pelas inclinações (que são os desejos, os medos, etc.) e não apenas pelo pensamento correto. Por isso ele afirma que devemos educar a vontade para alcançar a boa vontade, que seria guiada unicamente pela razão.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 276. (Adaptado)



Os argumentos citados pelo filósofo Kant se aproximam muito de uma fundamentação que envolve o entendimento sobre

Escolha uma:
a. saúde mental.
b. consciência.
c. antropologia.
d. estética.
e. ética.


marlon99spathp99hj5: qual a resposta

Respostas

respondido por: valvargas909
0
minha resposta é saúde mental
respondido por: larissamagrani
3

Os argumentos citados pelo filósofo Kant se aproximam muito de uma fundamentação que envolve o entendimento sobre a ética (D).

A ética deontológica

A deontologia é uma ciência que entende que as regras humanas são pautadas no dever, na obrigação e numa ética voltada para a razão prática e objetiva.

O homem, portanto, é livre para agir, mas sua ação deve seguir a moral universal e aplicável a todos, seguindo o imperativo categórico, voltado a regras da ação esquematizada.

Segundo a máxima kantiana, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos. Assim, a ética do dever, deontologia, deve-se ao estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.  

Sobre mais sobre Kant em: brainly.com.br/tarefa/15201670

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares