• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: Teumatheus7340
  • Perguntado 8 anos atrás

A cerca da visão de Keynes sobre o desemprego,assinale a alternativa correta:a)O desemprego friccional resulta da mobilidade da mao de obra entre setores num determinado tempo.b)O desemprego sazonal só pode ocorrer no setor urbano.Um exemplo é a redução de pessoas contratadas após o período de Natal.c)O desemprego,por se problema social,não pode ser evitado por políticas públicas.d)A economia capitalista consegue promover automaticamente o pleno emprego.e)John Maynard Keynes sugeriu que as poliicas publicas fossem concentradas apenas no setor externo da economia,e não se preocupou com as questoes como a do desemprego.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2
A alternativa A é correta, pois o desemprego friccional é uma consequência esperada dos momentos em que a mão-de-obra está mudando de um emprego para outro, de modo que ele é temporário.

A alternativa B é falsa, pois pode haver desemprego sazonal na zona rural, como, por exemplo, ocorre quando não há nada para colher ou plantar em uma determinada área.

A alternativa C também é falsa, pois Keynes defendia justamente que políticas públicas fossem empregadas visando acabar com a situação do desemprego, situação que não "se resolveria sozinha" pelo mercado.

A alternativa D também é falsa, pois Keynes rejeitava a tese liberal da "mão invisível", defendendo o intervencionismo visando garantir o pleno emprego.

 A alternativa E também é falsa, pois Keynes, como já afirmamos diversas vezes, se preocupava demasiadamente com o papel que o Estado deveria ter para garantir o emprego.
Perguntas similares