Na concepção de Weber, a política é uma atividade geral do ser humano. A atividade política se desenvolve no interior de um território delimitado e a autoridade política reivindica o direito de domínio, ou seja, o direito de poder usar a força para se fazer obedecer. Se há obediência às ordens, ocorre uma situação de dominação.
Sobre os tipos de dominação, assinale a alternativa correta.
a. A dominação racional-legal é exercida pela sociedade civil organizada através das religiões.
b. O patrimonialismo é o tipo mais característico de dominação legal racional.
c. A dominação carismática constitui um tipo bastante comum de poderio, na medida em que se baseia na crença em qualidades pessoais corriqueiras.
d. A dominação legal racional é a mais pessoal, pois se baseia nas formas carismáticas do exercício do poder.
e. A forma mais típica de dominação racional-legal é a burocracia.
Respostas
Olá!
A letra D está correta.
Para explicar esse conceito podemos notar que quando Weber, parte do pressuposto que o desenvolvimento da sociedade se liga diretamente as diferentes instituições e suas formações, ou seja, nós enquanto indivíduos nos tornamos seres que se adaptam à todas as modificações do sistema sem ao menos ir na contramão do que foi estabelecido;
Ou seja, os tipos ideais surgem como formas de coercitividade para a manutenção do equilíbrio social, podendo ser aplicada em instituições escolares. mecanismos estatais, entre outros.
Até mais
Para Weber, o poder surge quando as vontades humanas querem se impor e, assim, os mais fortes dominam os mais fracos à medida que, na sociedade, há camadas de usuários legítimos do poder (D).
Em primeiro lugar, o Estado. O Estado detém de todo poderio e possui, legitimamente, o uso do poder cunhado em força e violência.
De acordo com Weber, há a dominação tradicional, assentando-se na crença divina e das tradições e costumes culturalmente aceitas na sociedade.
Há a dominação carismática, muito usada por políticos, a fim de ascenderem ao poder, convencendo e sendo influência na vida dos indivíduos.
Há a dominação burocrática ou legal, que são autoridades legítimas por meio das leis e dos regimentos sociais através do mando e da obediência.
Link: brainly.com.br/tarefa/43697281