Após a discussão sobre o etnocentrismo nas relações entre os europeus e os indígenas, realize uma pesquisa em grupo sobre a colonização dos atuais países do continente americano. Com isso, será possível identicar as características particulares dos diferentes sistemas coloniais eu-ropeus implementados na América. Converse com o professor para denir o tema que será pesquisado pelo seu grupo. A pesquisa deverá contemplar o roteiro a seguir. t metrópole e concentração colonial predominantemente litorânea ou interiorana;t interesses econômicos da metrópole, atividades agrícolas e extrativistas (vegetal e mineral), ou atividade agrícola de policultura local, e relação comercial estabelecida com a metrópole;t tipo de trabalho empregado nas principais atividades econômicas;t caracterização social e política das elites coloniais;t relação estabelecida entre as elites coloniais e as populações indígenas e africanas;t inuência e atua
Respostas
Durante a colonização portuguesa no Brasil, existiam normas que davam preferência ao cultivo de cana-de-açúcar no litoral e até parte do interior. Isso “empurrou” os criadores de gado em direção ao interior, contribuindo para a exploração interiorana e expansão das fronteiras da colônia portuguesa.
O Brasil era uma colônia produtora de açúcar, principalmente antes da descoberta Holandesa das Antilhas, além de exportador de metais precisos, madeiras, peles, plantas e animais exóticos. Ou seja, tudo que poderia ser comercializado a alto valor na Europa.
A maioria do trabalho empregado era oriundo da escravidão, dos negros trazidos da África e comercializados como objeto, e também dos indígenas e mestiços, estes que conseguiam funções um pouco melhores. O trabalho assalariado só teve destaque maior a partir do fim do século XIX e início do século XX.