• Matéria: História
  • Autor: detcho
  • Perguntado 8 anos atrás

A passagem da Idade Média para a modernidade e, mais precisamente, para o Renascimento representou um conflito entre dois mundos, entre duas realidades com concepções e percepções distintas da sociedade e da existência humana. Nesse sentido, pensar esse período de transição entre as duas realidades requer pesquisa e reflexões intensas, uma vez que é preciso entender o homem Medieval, o homem Moderno e o homem do Renascimento. Com relação à Baixa Idade Média, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: O homem medieval, na Baixa Idade Média, tornou-se mais próximo da religião devido às transformações de ordem econômica do período. Alternativa 2: Com as crises do século XIV, o medievo fortaleceu os laços familiares e de amizades, retornando ao modo de vida característico do início do período medieval. Alternativa 3: A transição da Idade Média para a Idade Moderna significou uma ruptura total com elementos e características encontradas no homem e na sociedade medieval. Alternativa 4: A Baixa Idade Média representou o período no qual as bases para a sociedade moderna começaram a surgir, a partir de uma concepção da realidade diferenciada. Alternativa 5: Podemos comparar o processo de transição da Idade Média para o período moderno com o processo de transição da Antiguidade Clássica para a Idade Média, pois ambos os processos apresentam as mesmas características, embora o primeiro seja mais relevante para a história da humanidade.

Respostas

respondido por: thaysaraujom
8
Olá

Alternativa 4
Pois após a idade média, surgiu a Idade contemporânea, que é a mais próxima da qual conhecemos atualmente. A baixa idade média foi um período onde as bases da sociedade moderna começaram a surgir, um período de transição.

Espero ter ajudado. Bons estudos <3

gersom2: Minha cara depois da idade média vem a idade moderna.. nós estamos na comtemporânea.. ou seja a sua conclusão está errada
gersom2: contemporânea
Perguntas similares