QUESTÃO 2 A Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, veio com o intuito de “acompanhar os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os estudantes” (BRASIL, 2008, p.1). BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial. Brasília, DF, 2008. Leia as alternativas a seguir e assinale a que não está em consonância com tais perspectivas: Alternativas Alternativa 1: A formação inicial do professor para atuar na educação especial deve ter como base, exclusivamente, os conhecimentos específicos da área de atuação. Alternativa 2: Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular. Alternativa 3: Tem como objetivo possibilitar o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular. Alternativa 4: Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular. Alternativa 5: Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial é incorporada à proposta pedagógica do ensino regular, viabilizando o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Respostas
1 é incorreta.
A formação inicial do educador especial deve ser a formação sobre a educação regular, sendo sua especialização nesta área requisitada no enunciado.
Além disso, é interessante entender que o AEE atua como uma ferramenta complementar que auxiliará diretamente na formação do indivíduo através da disponibilização de recursos importantes para o acesso do aprendizado.
Deste modo, é a partir do atendimento educacional especializado que os alunos com deficiências e até mesmo algum trauma, podem estudar sob um caráter inclusivo e direcionado para seus déficit's.
Em relação a Política Nacional de Educação Especial é incorreto afirmar que a oração inicial do professor para atuar na educação especial deve ter como base, exclusivamente, os conhecimentos específicos da área de atuação. O que é mostrado na alternativa A.
Corrigindo essa afirmação tem-se que a formação inicial do educador especial deve ser a formação sobre a educação regular.
Além disso, é recomendável fazer uso do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que trata-se de um importante recurso que promove a inclusão de pessoas com deficiência.
Na prática do AEE, a sala de aula seria equipada com recursos extras para auxiliar no aprendizado de alunos com necessidades especiais.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/23206478
Bons estudos!