(UPE - adaptada) Leia o texto. O conhecimento filosófico é, diversamente do científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência. MARTINS, José Salgado. Preparação à filosofia. 1969. p. 9. (Adaptado) Tomando como base o conhecimento filosófico, analise as afirmativas a seguir e assinale cada uma com V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) A filosofia é um tipo de saber que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia tudo aquilo que postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente. ( ) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das respostas que proporciona a esses mesmos problemas. ( ) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é particular e, no caso da filosofia, é universal. ( ) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica. ( ) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de profundidade e radicalidade o distingue do conhecimento científico. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Respostas
Olá!
Faltam
as alternativas para dizer qual seria a opção correta, mas mesmo
assim posso te ajudar indicando quais são as verdadeiras e quais as
falsas.
Então, vamos lá!
Na verdade, quando tratamos sobre Filosofia e conhecimento filosófico, todas as afirmativas acima são verdadeiras.
(V) A filosofia é um tipo de saber que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia tudo aquilo que postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.
Essa afirmação está correta porque a filosofia possui um conhecimento filosófico, que é racional, sistemático, geral e crítico, nunca esgotando seu campo. Ela está em busca de conclusões sobre a vida, o universo ultrapassando o limite imposto pela ciência. Por isso o saber filosófico é profundo.
(V) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das respostas que proporciona a esses mesmos problemas.
Esta
afirmação também é verdadeira, porque a filosofia deve ser
estudada e ensinada junto com seus objetos de crítica. Seu objeto
são as ideias,
que
são raciocinadas para
que se busque a verdade, não comprovando algo, mas buscando
encontrar respostas racionais para determinadas questões.
(V) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é particular e, no caso da filosofia, é universal.
A Filosofia é diferente da Ciência. O conhecimento filosófico possui um caráter racional e lógico, mas não requer que se ateste a veracidade sobre seus objetos, que são imateriais e subjetivos – portanto, possui um caráter universal. Por sua vez, o conhecimento científico é baseado na experimentação, está ligada à lógica e ao pensamento crítico e analítico, cujo objeto, assim, é particular.
(V)
O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de
clareza e de livre crítica.
Pelas
características do conhecimento filosófico (ser racional,
sistemático, geral e crítico),
ele necessita de liberdade para criticar seus objetos (é a livre
crítica) e também exige clareza na argumentação.
(V)
O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos
fundamentos. Sua dimensão de profundidade e radicalidade o distingue
do conhecimento científico.
Esta afirmação também é verdadeira porque o conhecimento filosófico tem o questionamento e a interrogação como base, buscando refletir sobre conceitos e ideias para entender os fundamentos de seu objeto de estudo.
Portanto, a sequência correta de preenchimentos dos parênteses seria:
V-V-V-V-V
Espero ter ajudado! Bons estudos!