• Matéria: Matemática
  • Autor: QueziaP
  • Perguntado 8 anos atrás

Alguém pode me ajudar com essa questão sobre função afim?

Anexos:

Respostas

respondido por: mateusny
0
Nas funções polinomiais do 1° grau, normalmente há apenas um valor de x que corresponde a y. Nessa questão, precisamos encontrar uma função cujo os valores das incógnitas se encaixem nas coordenadas.

a) tanto para o ponto A quanto para o ponto B, qualquer valor de x sempre equivale a π. y=π.
b) para y equivale a x vezes -5 menos 2. y=-5x-2.
c) Semelhante a estão a, para todo valor de x, há algum mesmo valor para y. y=e³.
Espero ter ajudado. =)

QueziaP: Não conseguir ver o pq chegou a conclusão de que a letra e a letra c são funções constantes. A letra b eu tbm n entendi de onde saiu esse 5. Pode me ajudar?
mateusny: Primeiro, lembre que as coordenadas devem ser escritas na forma de (x,y)-nessa ordem. e em função, x e y São sempre incógnitas que apresentam relações entre si. Na letra a e c, dizemos que são constantes pois para qualquer número que for valor de x, y será "constantemente" um único valor/número. Se x tiver valor de 2, 4, 1000, ou até de tendência ao infinito, y sempre terá o mesmo valor - isso "constantemente".
mateusny: Na letra b: observe que tanto para o ponto A quanto para o ponto B, x tem um valor diferente, (ponto A: x=-1; ponto B: x=0) e y também (ponto A: y=3; ponto B:y=-2) e se são pontos da mesma função, o x de A tem relação com y de A assim como x de B tem relação com y de B. Na equação y=-5x-2, se substituirmos x do ponto A, temos y=3 no primeiro termo da equação.
mateusny: E o mesmo acontece se substituirmos pelos valores do ponto B (nesse caso não há incógnita constante, mas o -5 é uma constante da própria função, o -5 saiu da afirmação verdadeira de que se multiplicarmos x por -5 e tiramos 2, obtemos y). conseguiu entender?
Perguntas similares