• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

(FUNDATEC - adaptada) No livro Genealogia da Moral, de Friedrich Nietzsche, mais especificamente, na primeira das três dissertações que compõem o livro, duas morais, ou dois modos de valoração, são ali postas em evidência: a moral nobre e a moral dos escravos, ou, como Nietzsche chamou no título, "bom e mau", "bom e ruim". De acordo com essa distinção, é correto afirmar que a moral dos escravos, para o referido autor, é baseada

Escolha uma:a. na igualdade entre os homens.b. em princípios universais.c. no ressentimento.d. nos valores culturais de uma época.e. na afirmação dos valores vitais.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
21
Nietzsche compara a moral dos escravos à moral do cristianismo, que ele descreve como sendo a moral dos fracos, dos incapazes para o exercício da vida que se ressentem dos fortes por exercerem uma força que eles, escravos, não são capazes de exercer.

Sendo assim, a moral dos escravos é a moral dos ressentidos (Nietzsche compara as duas como se fossem a moral do lobo e a moral da ovelha que, pro sua condição de ovelha, acusa o lobo, por ser logo, de ser cruel e mal, e que, para ser bom, deveria agir como se fosse uma ovelha).

Nesta perspectiva é correta a alternativa C.
respondido por: jenyfernandes8
13

Resposta: é a letra B

Explicação:

Perguntas similares