• Matéria: Geografia
  • Autor: balanoalvo12
  • Perguntado 7 anos atrás

qual a opinião sobre a interferência dos EUA na política da América Central, como no caso do Canal do Panamá, quando eles incentivaram a independência do país para construir um canal de ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico?

Respostas

respondido por: migueloliveirapa89r2
0
Em 31 de dezembro de 1999, os Estados Unidos, por força dos Tratados Torrijos-Carter, entregam oficialmente o controle do Canal do Panamá, colocando essa estratégica rota aquática nas mãos dos panamenhos pela primeira vez.
Multidões saudaram a transferência do canal de 80 quilômetros de extensão que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. O canal foi oficialmente aberto quando o navio SS Arcon, de bandeira norte-americana, o atravessou em 15 de agosto de 1914. Desde então mais de um milhão de navios usaram o canal.
O interesse em encontrar um caminho mais curto entre o Atlântico e o Pacífico teve início com os navegadores e exploradores da América Central no começo do século 15. Em 1523, o imperador Charles V do Sacro Império Romano Germânico ordenou um levantamento do istmo do Panamá e diversos planos para a abertura de um canal foram feitos, porém nenhum deles implementado.
O interesse dos Estados Unidos em construir um canal foi desencadeado com a expansão do oeste norte-americano e a corrida ao ouro na Califórnia em 1848. Hoje em dia um navio partindo de Nova York rumo a San Francisco pode economizar cerca de 12.500 quilômetros tomando o Canal do Panamá em vez de contornar a América do Sul. 

Perguntas similares