De acordo com Aloízio Mercadante:

A prioridade agora, e principalmente traduzir o desenvolvimento cientifico e tecnológico em progresso material e bem estar social para o conjunto da população brasileira, o que passa pela convergência de dois macro-movimentos estruturais: a revolução do sistema educacional e a incorporação sistemática ao processo produtivo, em seu sentido amplo, da inovação como mecanismo de reprodução e ampliação do potencial social e econômico do País. Esse é o caminho para transformar a ciência, a tecnologia e a inovação em eixo estruturante do desenvolvimento brasileiro. (MCTI, Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012 – 2015: Balanço das Atividades Estruturantes 2011. Disponível em:. Acesso em: 10 nov. 2015, p. 12)

Que aspecto importante do desenvolvimento tecnológico o ex-ministro deixou de lado e que justifica e dá valor à pesquisa e à tecnologia?

a.
Ele deixou de lado o aspecto social, pelo qual as pesquisas, para terem valor humano, devem contribuir para o bem da sociedade.



b.Ele deixou de lado o aspecto político, pelo qual as pesquisas devem contribuir para a consolidação da democracia e o poder instituído pelo voto.

c.
Ele deixou de lado o aspecto religioso, pelo qual a pesquisa deve contribuir para orientar as crenças e opções religiosas das pessoas.

d.
Ele deixou de lado o aspecto econômico, pelo qual a pesquisa deve contribuir para o desenvolvimento do país, aumentando a sua competitividade internacional e, assim, o seu PIB

Respostas

respondido por: luciahatakep9t5e0
4
Alternativa correta é a A
respondido por: Anônimo
0

Resposta:

A

Explicação:

Feedback da resposta: Alternativa: A

Ele aborda o aspecto social, pelo qual as pesquisas, para terem valor humano, devem contribuir para o bem da sociedade (sistema educacional).O aspecto que justifica e valoriza à pesquisa é o social, que atribui valor humano à ela. O aspecto político é inerente, mas não deve justificar a pesquisa. O aspecto religioso pertence a outra esfera e o aspecto econômico não aborda questões de PIB e competitividade internacional.

Perguntas similares