Respostas
Às vezes, temos a impressão de que a urbanização é um desenvolvimento quase natural da sociedade. O filme, ao explorar justamente um ente da natureza – as águas na antiga Vila de São Paulo de Piratininga –, demonstra que esse processo de natural não tem nada. Pelo contrário, é fruto do planejamento estatal aliado ao empresariado, para extrair riqueza do meio urbano e fazer de São Paulo uma autêntica cidade de propriedades privadas e automóveis.
Do mesmo modo, ainda falamos das enchentes típicas do verão como se fossem consequência do excesso de chuva – noção que o filme também aponta como produto das escolhas e obras feitas no século passado, “erros” voluntários dos dirigentes da cidade, que se repetem continuamente até hoje.
"Entre Rios", minidocumentário do "Coletivo Madeira", conta a história da urbanização da metrópole paulista, a partir das dramáticas mudanças no curso natural dos rios que a atravessam ao longo do século XIX.
"Entre Rios" e a urbanização de São Paulo
Renovação, canalização, desembarques são algumas das obras impulsionadas pela capital industrial e imobiliário da cidade, como o Rio Tamanduateí, para que novos terrenos e pudessem ser "criados" para alugar.
Às vezes temos a impressão de que a urbanização é quase uma progressão natural da sociedade. Ao explorar uma entidade natural - as águas da antiga Vila de São Paulo de Piratininga - o filme mostra que não resta nada desse processo natural. Pelo contrário, existe o resultado de uma coalizão do planejamento estatal e do empresariado, extraindo riqueza do ambiente urbano, tornando São Paulo uma verdadeira cidade da propriedade privada.
O documentário "Entre Rios" trata de urbanização, e você pode ler sobre isso, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/38237392